sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jogo do diálogo: quem quer e quem não quer.

O Governo tem que fazer. O Governo tem a obrigação de garantir políticas públicas às populações indígenas. O Governo promete. O Governo não faz. O Governo faz um acordo no sentido de garantir estruturas locais de atendimento às populações indígenas. O Governo mente. O Governo não faz. O Governo retira as estruturas locais de atendimento às populações indígenas. O Governo faz. O Governo mente. O Governo não faz. O Governo não discute com os índios nem os consulta quanto a esta medida. O Governo impõe. O Governo faz. O Governo promete, não faz, impõe, retira, mente: faz. O Governo faz.

Os índios têm direito a políticas públicas. Os índios têm direito a um sistema de atendimento que assegure políticas públicas. Os índios não têm acesso a políticas públicas. Os índios não têm acesso a um sistema de atendimento que assegure políticas públicas. Os índios têm. Os índios não têm. Os índios lutam. Os índios têm direito a participar da elaboração das políticas públicas para os índios. Os índios, os índios. Os índios não participam. Os índios não podem participar. Os índios têm direito. Os índios não podem. Os índios lutam. Os índios querem participar. Os índios não podem. Os índios devem. Os índios podem. Os índios conseguem promessas de que terão estruturas locais de atendimento. Os índios são enganados. Os índios não têm estruturas locais de atendimento. Os índios não têm. Os índios não têm, não podem, querem, lutam, podem, devem, conseguem, são enganados: querem. Lutam.

A elite. A elite quer as terras dos índios. A elite não se conforma, a elite acha pouco. A elite diz que não existem mais índios, que são vagabundos. A elite cria. A elite mente. A elite não se importa. A elite se importa. A elite se importa com a elite. A elite, a elite. A elite pressiona. A elite afirma. A elite diz. A elite participa. A elite não participa. A elite manda. A elite tem. A elite quer. A elite pode. A elite consegue. A elite engana. A elite quer, não se conforma, diz, pressiona, afirma, diz, manda, desmanda, tem, quer, pode e consegue: engana. A elite engana: a elite ri.

Nós. E nós?

O Governo faz. Os índios lutam. A elite ri. Nós.

O jogo consiste em responder quem quer e quem não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário